Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

LG P500H Optimus One

Dicionário Android

Postado por X quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ROOT
O Linux (na verdade, qualquer sistema operacional baseado em Unix como o ANDROID) possui um tipo de usuário que tem acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema: trata-se do usuário ROOT ou super usuário. Com esse você pode modificar qualquer coisa no celular. Quando você compra um celular, ele vem sem acesso ROOT, portanto você só mexe onde eles deixam. Lembrando que se você fizer ROOT em seu celular, você perde a garantia, mas hoje em dia o ROOT já é reversível (UN-ROOT), portanto pode fazer e se der problema algum dia, reverta. Sem acesso ROOT você não faz nada do que é dito daqui para baixo.


CUSTOM RECOVERY
É um mini sistema operacional que possibilita utilizar-se de vários comandos de baixo nivel para o seu sistema, no nosso caso, o Android. O CUSTOM RECOVERY permite utilizar-se de comandos mesmo com o sistema desativado sendo assim necessário para corrigir eventuais problemas caso haja mal funcionamento devido a alguma alteração que você tenha vindo a fazer na sua ROM, por exemplo. É um mini sistema de segurança para restauração do Android.
Após instalada a Custom Recvovery, costuma-se dizer que o usuário está "seguro", mesmo que venha a comenter erros de instalação ou uso do aparelho. Tudo é perfeitamente reversível.
Além disso, o CUSTOM RECOVERY através de suas funções, permite por exemplo:
1- Partition SD Card = Particionar seu cartão de memória para que o sistema possa usá-lo sem interferencias ou riscos. A instalação de aplicativos no cartão de memória para economizar espaço na memoria interna depende de uma partição.
2 - Flash Zip From Sd Card = Instalar arquivos diretamente no sistema (flash zip). Extremamente necessário para instalação de Custom ROM'S e KERNEL's como veremos em outros tópicos.
3 - USB Toggle = Acessar o cartão de memória com mais velocidade para transmissão de dados, mesmo com o sistema desativado ou com problemas.
4 - Backup/Restore = Fazer Backup da ROM bem como arquivos do sistema e configurações do usuário, mesmo com o sistema com problemas.
5 - Wipe = Apagar dados de configurações que possam ter prejudicado o funcionamento do sistema bem como aplicações que tenham causado conflitos.


ROM
É o sistema que veio no seu ANDROID, é como se fosse o Sistema Operacional, você pode tirar e trocar por outro.
Pra que fazer isso?!
Esse "Sistema" que vem no seu celular por vezes é muito limitado devido as customizações chatas das operadores, então você tem um celular muito bom, super rápido, mas que é lento e trava porque o ANDROID tem seu código fonte aberto, isso significa que qualquer um pode modificar, e as operadoras fazem isso, para colocar seu logos, limitações e etc. Muitas das vezes acaba gerando uma lentidão devido a modificações mal feitas, para resolver isso, tiramos a ROM que veio de fábrica e colocamos uma ROM como cyanogenmod,  miui, entre outros.


STOCK ROM
É uma ROM limpa, sem as customizações chatas das operadoras.


LAUNCHER
Sabe a desktop do seu celular? E o menu?! [o seu menu rola pra cima e pra baixo ou pros lados?]
Então, você pode trocar isso colocando um LAUNCHERcomo o GO Launcher EX, ADW.Launcher, ZEAM Launcher... Entre outros.
Pra que serve isso?
Só para customizar mesmo, e deixar o celular mais com a sua "cara". Deixar Rosa, Azul, tema de meme, tema do batman, hello kitty, trocar cor, forma como o menu se comporta, deixar as rolagens mais suaves... enfim


KERNEL
O KERNELé um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.
As vezes as STOCK ROM's e ROM's podem vir com algum bug que pode ser resolvido trocando o KERNEL, os mais famosos são o FRANCO e o PAOLO KERNEL


Fontes: Muitos blogs e minhas palavras



2 comentários

  1. Opa, Yue, mto bom!! Deu prá entender bastante coisas! Mas ainda tenho uma duvida:entendi oq é ROOT, mas oq é UN-ROOT?
    Deh :)

     
  2. X Says:
  3. É o contrário de fazer o ROOT. Seria desfazer o root. Imagine que no seu computador aí, você tem 2 perfis, root e anonimo, então você faz o UN-ROOT e exclui o usuário root, voltando a ter acesso somente com o anonimo (que não tem acesso exclusivo como o root)

     

Postar um comentário